sexta-feira, 18 de junho de 2010


Sintomas que podem identificar o problema:
- Atraso no andar e na fala
- Dificuldade para decorar musiquinhas
- Não desenhar dentro do limite. Se tiver um círculo, a criança pinta para fora
- Organização confusa do pensamento
- Problemas com matemática, como a dificuldade de decorar a tabuada
- Letra complicada de entender
- Confusão entre direita e esquerda, entre norte, sul, leste, oeste.

Entender como aprendemos e o porquê de muitas pessoas inteligentes e, até, geniais experimentarem dificuldades paralelas em seu caminho diferencial do aprendizado, é desafio que a Ciência vem deslindando paulatinamente, em130 anos de pesquisas. E com o avanço tecnológico de nossos dias, com destaque ao apoio da técnica de ressonância magnética funcional, as conquistas dos últimos dez anos têm trazido respostas significativas sobre o que é Dislexia.

A caracteristica essencial do transtorno da leitura consiste em um rendimento da leitura (isto é correção, velocidade ou compreensão da leitura, medidas por testes padronizados individualmente) muito inferior ao esperado para a idade, a inteligência medida e a escolaridade do individuo. A pertubação da leitura interfere no rendimento escolar ou em atividades da vida cotidiana que exigem habilidades de leitura. Em individuos com transtorno da leitura, a leitura oral caracteriza-se por distorções, substituições ou omissões; tanto a leitura em voz alta quanto a silenciosa caracterizem-se por lentidão e erros na compreensão.

Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente.